Sobre
Dra. Paola Barros-Delben
Paola Barros é escritora, palestrante, expedicionária e aspirante a astronauta. Tem experiência de quase 20 anos, realizando centenas de apresentações, treinamentos, e aulas sobre motivação, comunicação, liderança, tecnologias e patentes (inovação), expedições, saúde mental, emergências psicológicas, etc. Realiza avaliação e entrevistas psicológicas com encaminhamentos e capacitação em comportamento seguro, com ênfase em autocuidado, planejamento pessoal, gestão de projetos, dentre outros. Auxilia pessoas a alcançarem seus objetivos no mundo acadêmico, para entrar numa pós-graduação e com orientação de projetos, com histórico de supervisões, prêmios e editais conquistados.


Psicóloga, escritora, astronauta análoga e exploradora
Experiência profissional, empresarial e acadêmica de destaque
























★★★★★
A Paola é uma das melhores profissionais que já conheci. Nos quase dez anos que a conheço, desde a época do mestrado, sempre trabalhou com extrema ética, responsabilidade e cientificidade. É incansável na habilidade de entregar com maestria tudo aquilo a que se propõe. Tanto no âmbito acadêmico quanto na consultoria, dedica-se com muita competência à promoção da saúde mental e do bem-estar dos trabalhadores.
Carlos Alexandre Campos
Sobre Paola
Natural do Rio de Janeiro, filha de Maria do Socorro Barros e Jorge Guilherme Delben, foi em 2000 para Florianópolis, Santa Catarina, com toda sua família, pais e 4 irmãos, Vic, Natasha, Guilherme e Priscilla. Ao longo da trajetória, mesmo estudando sempre em escola pública, conseguiu entrar em uma Universidade Federal. Conheceu, por meio dos projetos, 7 países (Chile, Argentina, Paraguai, Peru, Portugal, Polônia e Alemanha). Sua 1ª viagem internacional foi para uma expedição à Antártica. Graças à família, o apoio incondicional, também de amigos, professores e colegas que encontrou pelo caminho, tudo isso foi viável. E é na pilha de fracassos que Paola encontra as ferramentas para seguir tentando e para desistir, quando é a melhor opção.
Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia Organizacional e do Trabalho no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sob a orientação do professor Titular, Dr. Roberto Moraes Cruz, parte de sua tese foi em Portugal, na Universidade Lusófona, sob a co-orientação do prof. Dr. Pedro Marques Quinteiro. Foi tesoureira (2020-2022) e vice-presidente (2022-2024) da APECS-Brasil e pesquisadora no CRP-12.
Contemplada com o 1º scholarship na área de saúde e segurança do Conselho de Administradores de Programas Antárticos (COMNAP). Os prêmios na área polar, incluem ainda o 1º scholarship Ludecke, para auxílio à participação no SC-HASS em Lisboa (2023), o 1º lugar na 1ª edição do prêmio Práticas Inovadoras do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e o título de membro honorário da Força Aérea Brasileira (FAB), que reconheceu seus esforços em trabalhos com 1º/1º esquadrão em lançamentos de carga no inverno para a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), sendo a 1ª mulher civil a estar à bordo do Hércules C-130 durante o circuito em 2016. Por fim, integrante time vencedor do NeuroBright, IBNEC (2015).
Em 10 anos de atuação com propostas pioneiras no campo das ciências polares, atualmente as espaciais, produziu 11 artigos científicos, desde a graduação, destacando a atuação como editora Jr. da revista Psicologia: Organizações e Trabalho (rPOT), 19 capítulos de livro, co-organizadora de um livro sobre saúde mental nas pandemias, elaborou 3 cartilhas e 2 e-book. Co-autora de 7 projetos aprovados pelo CNPq para fomento, também de 1 projeto da Fundação de Amparo à Ciência de Santa Catarina (FAPESC) e do projeto melhor posicionado de SC em um edital da CAPES para Defesa.
Membro da 1ª tripulação de 1 mês do projeto LunAres (2024), concretizou seus sonhos de realizar estudos em ambientes espaciais simulados, com um scholarship da Universidade de Zurich. É líder de uma expedição à Antártica para uma simulação espacial com membros de mais de 10 países diferentes. Foram 7 oportunidades de campo na Antártica. Em 2019 também participou de uma expedição à América do Sul, pela empresa de turismo TripTri, em que conheceu o deserto do Atacama, o lago Titicaca, Machu Picchu e a montanha Sete Colores, no Peru, com mais de 5.000 metros acima do nível do mar.
Fundou a startup Polar Sapiens (2020), mesmo ano em que foi finalista de um prêmio nacional promovido pelo ENAP, do Governo Federal. Em 2022 obteve uma bolsa de pós-Doc empresarial em um projeto em co-autoria. Proponente contemplada com recursos que ultrapassam 600 mil reais para o desenvolvimento científico e tecnológico de projetos dos editais Mulheres + Tech e de Soberania e Defesa Nacionais (FAPESC, 2024). A empresa oferece soluções para screening visando censo de riscos psicossociais, diagnóstico organizacional, e treinamentos em bioproteção.
Paola foi colunista no portal TheWalkingDeadBrasil, na revista Bula e no portal Nosso Impacto, com reflexões, geralmente envolvendo cultura pop e aspectos científicos em suas reflexões. Lançou 2 livros, Placebo (2012) e O Agasalho do Mergulhador das Estrelas (2023), além de ter sido selecionada para 3 coletâneas em concursos promovidos por editoras, destacando o Grande Caldeirão de Contos Assombros, pela Elixir. Mais 2 obras a caminho.
Palestras e treinamentos
Foram centenas de palestras, eventos, cursos e treinamentos como organizadora ou convidada. Os principais temas de palestras são:
Da escola pública à pós graduação: motivação e e investimentos na carreira
Para produzir é preciso dormir: qualidade do sono e gestão de projetos
A importância do "não": comunicação assertiva e autoconhecimento
Novos Shackletons: liderança
A Netflix nas colônias espaciais: tecnologias e patentes (inovações)
No fim, no topo, no fundo, no começo e fora do mundo: Expedições polares e simulações espaciais
Sorrisos falsos: cultura da felicidade, inteligência emocional e saúde mental
Não é uma questão de se, mas de quando: Emergências psicológicas e prevenção na saúde e na segurança x pósvenção
Prontidão 24 horas: comportamento seguro com ênfase em autocuidado
A pilha de fracassos que sustenta o sucesso: resiliência, autoeficácia, determinação e planejamento








Expedições e avaliações
As experiências na Antártica em sete oportunidades, também em simulação espacial, na América do Sul (montanha e deserto), levaram à liderança de uma missão inédita ao continente Polar Sul, que acontecerá em 2025.
PSICOLOGIA DE EXPEDIÇÕES: Avaliações e orientações
As avaliações pré, durante e pós expedições no âmbito da psicologia, abarcam preparações especializadas focadas no contexto. Antes de uma viagem é comum procurarmos um médico, um educador físico e um nutricionista. Na mesma direção, o trabalho de orientação psicológica para as expedições prevê um trabalho que leva em consideração o repertório do profissional para indicar mecanismos de autoconhecimento, de análise de motivações, expectativas e propósitos, de treinamento em autocuidado personalizado e em emergências psicológicas, bem como técnicas de comunicação assertiva, liderança e gestão das emoções, tão importante em contextos de difícil acesso, quando a autonomia é tão exigida das pessoas que buscam memórias.
As avaliações são individuais ou em grupos de até 4 pessoas, visando uma construção para a melhor experiência em expedições, que podem incluir avaliação de aspectos da personalidade, emocionais, cognitivos e comportamentais, também análises comparativas. Saiba mais como se preparar para uma expedição! O planejamento para as viagens, com foco na psicologia, permite a melhor gestão de recursos, especialmente do tempo.



Consulte valores e agende sua avaliação ou orientação para 2025!
Com um método exclusivo, as mentorias para desenvolvimento pessoal e de carreira se estabelecem a partir de metas. São disponibilizados para o processo após reunião de alinhamento de expectativas: planilha de autoconhecimento e definição de objetivos pessoais e com a mentoria. Gráfico de gestão de recursos, com ênfase em administração de tempo, checklist de ações semanal ou mensal, de acordo com aspectos individuais e métricas para avaliação de resultados. As mentorias são voltadas para quem tem interesse em entrar numa pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado), quem tem demandas para a conclusão de seu trabalho (TCC, dissertação, tese e outros produtos, como artigos, livros, patentes e palestras) e quem busca identificar seus propósitos com base em análises aprofundadas e personalizadas. O número de encontros é definido na primeira reunião e o pacote fechado de acordo com as possibilidades e flexibilidade. Trata-se de uma orientação aprofundada com uma trilha tecnológica validada que auxilia na autodescoberta e no direcionamento estratégico e inteligente de investimentos pessoais.
- Paola Barros Delben
Mentorias
Consulte valores e agende sua avaliação ou orientação para 2025!
Livros e cartilhas científicas
BARROS-DELBEN, P.; CHAVES, A.; TREVISAN, R. L.; SILVESTRE, D.; BARROS-DELBEN, P.; CRUZ, R. M. (Org). Protocolo de cuidado com as equipes de socorro em emergências e desastres. 1. ed. Florianópolis: Polar Sapiens, 2024. v.1. 20p.






CRUZ, R.M. (Org.) ; BARROS-DELBEN, P. (Org.) ; et al. Atenção à Saúde Mental nas Pandemias. 1. ed. Belo Horizonte: Ampla, 2020. v. 1. 384p .
BARROS-DELBEN, P.; BARROS-DELBEN, P. (Org.) ; TREVISAN, R. L. (Org.) . Guia prático: Avaliação de Riscos Psicossociais e em Saúde Mental nas Organizações. 1. ed. São Paulo: NILAPRESS, 2023. v. 1. 30p .
Capítulos
BARROS-DELBEN, P.; CARDOSO, G. M. ; OLIVEIRA-RAMOS, A. ; GAI, M. J. P. ; RODIO-TREVISAN, K. R. ; CRUZ, R.M. . Pandemias e impactos na saúde mental. p. 31-36.
RODIO-TREVISAN, K. R. ; CARDOSO, G. M. ; OLIVEIRA-RAMOS, A. ; BARROS-DELBEN, P. . Impactos negativos da COVID-19 na saúde mental. p. 44-51.
SILVA, C. D. ; OLIVEIRA-RAMOS, A. ; BARROS-DELBEN, P. . Luto e rituais. p. 56-61
CARDOSO, G. M. ; BARROS-DELBEN, P. . Descontrole emocional: medo, raiva e fadiga. p. 62-71.
CARDOSO, E. V. ; OLIVEIRA-RAMOS, A. ; CARDOSO, G. M. ; BARROS-DELBEN, P. . Estigma. p. 72-77.
OLIVEIRA-RAMOS, A. ; BARROS-DELBEN, P. . Prontidão 24 horas e resiliência. p. 78-81.
OLIVEIRA-RAMOS, A. ; BARROS-DELBEN, P. . Coping disfuncional, abuso de álcool e drogas e comportamentos violentos. p. 82-83.
BARROS-DELBEN, P.; CARDOSO, G. M. ; OLIVEIRA-RAMOS, A. . Cursos, treinamentos e capacitações para profissionais que atuam na linha de frente. p. 115-123.
BARROS-DELBEN, P.; SILVESTRE, D. ; LIMA, C. M. ; QUINEPER, J. N. . Profissionais da linha de frente em hospitais públicos, privados e de campanha: médicos e enfermeiros. p. 124-136.
CRUZ, R.M. ; BARROS-DELBEN, P. . Suporte especializado aos grupos mais suscetíveis aos efeitos negativos à saúde mental. p. 143-149.
BARROS-DELBEN, P.; CARVALHO, R. V. C. . Promoção de saúde e segurança de maneira integral: autocuidado. p. 205-207.
BARROS-DELBEN, P.. Estratégias na Infraestrutura. p. 219-228.
BARROS-DELBEN, P.; CAETANO, B. F. . Evidências e aprendizado com a crise da COVID-19 no Brasil. p. 267-272.
CARLOTTO, P. A. C. ; BARROS-DELBEN, P. . Fatores de risco e protetivos à saúde mental nas pandemias. p. 39-42.
BARROS-DELBEN, P; MARQUES-QUINTEIRO, P. ; ROVELLA, B. ; CRUZ, R.M. . A Psicologia Polar Brasileira: diálogos internacionais e interdisciplinares. In: Fernanda Codevilla Soares; Virginia Marques da Silva Neta. (Org.). Quando a Antártica encontra a Caatinga. 1ed.Teresina: UFPI, 2023, v. 1, p. 248-267.
CRUZ, R. M. ; BARROS-DELBEN, P. . Avaliação de fatores de riscos psicossociais em ambientes isolados, confinados e extremos (ICE). In: Ana Carolina Wolf Baldino Peuker; Sibele Faller. (Org.). Avaliação psicológica dos fatores psicossociais do trabalho: Teoria e prática na era digital. 1ed.São Paulo: Vetor Editora, 2021, v. 1, p. 267-291.
CRUZ, R. M. ; BARROS-DELBEN, P. . Avaliação Psicológica de Fatores Humanos em Ambientes Isolados, Confinados e Extremos (ICE).. In: Makilim Nunes Baptista; Monalisa Muniz Nascimento; Caroline Tozzi Reppold; Carlos Henrique Sancineto da Silva Nunes; Lucas de Francisco Carvalho; Ricardo Primi; Ana Paula Porto Noronha; Alessandra Gotuzo Seabra; Solange Muglia Wechsler; Cláudio Simon Hutz. (Org.). Compêndio de Avaliação Psicológica. 1ed.Petrópolis: Vozes, 2019, v. 1, p. 200-2010.
RODIO-TREVISAN, K. R. ; ARIÑO, D. O. ; BARROS-DELBEN, P. . Carga de trabalho em docentes no regime remoto de aulas na pandemia: impactos e perspectivas de prevenção. In: Fernanda Zatti; Juliana Carla Girotto; Ana Paula Cervinski; Luan Rossetto. (Org.). Aprendizagem no contexto da formação profissional: reflexões para estudantes e educadores. 1ed.Xanxerê: IFRS, 2022, v. 1, p. 129-149.
BARROS-DELBEN, P.; CARLOTTO, P. A. C. ; CRUZ, R.M. . Comportamento seguro no trânsito. In: Roberto Moraes Cruz; Paulus Arnoldus Johannes Maria de Wit; Caroline Zaneripe de Souza. (Org.). Manual de psicologia do trânsito. 2ed.Cubatão: Vetor Editora, 2020, v. 1, p. 105-134.
Livros e produções artísticas







